sábado, 16 de outubro de 2010

Quando crescer, vou ser professor!

Crianças do INDI e "Tio Paulo"

Ontem, dia 15 de outubro, comemoramos o meu dia! E nada melhor do que comemorar o dia dos professores em sala de aula. Como professor de artes, eu não acredito que técnicas e teoria são cruciais no ensino das artes. A vivência, as experiências e o processo de criação são fatores muito mais importantes que o resultado final de um trabalho.

O professor é extremamente importante para a formação de cidadãos. Alguns acham a definição da profissão no amor, outros na dedicação, já eu vejo meu trabalho como uma troca constante de conhecimento. O professor não pode ser visto como o dono do conhecimento e da verdade, ele é apenas um articulador, que deve facilitar e despertar nas pessoas o prazer em adquirir novos conhecimentos. Em uma sala de aula, não existe um só professor e vários alunos. Todos são professores e alunos ao mesmo tempo.

E mais uma vez tive certeza disso, numa simples demonstração de carinho de uma “aluna”, que ontem me deu um presente e disse:

- Tio, você conhece a artista que fez o desenho da embalagem?!

Eu não conhecia, mas, assim que cheguei em casa, pesquisei sobre a artista e descobri o trabalho importantíssimo de Margaret Mee. Ganhei presente e flores de Margaret Mee, mas ganhei também a oportunidade de ser aluno e estudar mais um pouquinho e mais importante ainda, o reconhecimento do meu trabalho em forma de carinho.

Ser professor não é fácil, ainda mais professor de artes, que infelizmente, hoje, ainda é vista por muitas pessoas com maus olhos, como algo inútil, sem valor. E isso não está apenas na falta de interesse dos pais, a desvalorização também está presente nas próprias instituições de ensino, que a cada 10º dia útil do mês mostra o quanto vale nosso trabalho. Por outro lado, o carinho, um simples abraço e principalmente a felicidade presente no olhar de cada criança, é a nossa maior recompensa e combustível pra tirar nosso carro da reserva.

Parabéns Professores!

Por Paulo Amaro

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Que orgulho que tenho de você! De verdade,de graça! Lembrar de vcê é trazer inspiração; pra correr atrás dos sonhos, pra ser o que se é de verdade, pra ser além das expectativas! Gosto de você assim, de graça, não sei porque e nem sei como! Gosto de te ler, fazer um texto de vcê. Me fascina a tua exposição, tua sinceridade e coragem. E mesmo de longe, observo tuas vitórias e me alegro,agradeço a Deus. De coração, Ariane.

    ResponderExcluir